segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cadeirinhas - Criança Segura, Uso Obrigatorio

22/06/2011 | N° 12287

CADEIRINHAS

Especialista defende punição

Lei Seca, do celular, do uso de cinto no banco de trás. Nenhuma pegou entre os motoristas. Mas o que faz uma lei de trânsito ser mais aceita que outras? Advogado especialista em Legislação de Trânsito, Paulo Euclides Marques explica que a falta de campanha e punição leva as leis ao esquecimento:

– Se a fiscalização não for mantida, daqui a um ano o uso da cadeirinha também será mais uma das leis esquecidas. É preciso divulgar a importância dela e punir quem não usa. Quando o motorista percebe que não há punição, ele está propenso a achar que não será flagrado.

Marques enfatiza que é importante os órgãos de trânsito organizarem campanhas constantes. Ele usa como exemplo o uso do cinto de segurança no banco traseiro:

– Tem gente que desconhece o uso obrigatório do cinto nos passageiros que estão atrás. Para que a lei faça parte da rotina dos motoristas, é preciso divulgar, fiscalizar, punir e relembrá-la constantemente.

A Escola Pública de Trânsito de Blumenau não se contenta em esperar pelos pais. A conscientização faz parte de três projetos, que atendem 13 mil alunos da rede municipal.

– As crianças acabam cobrando do pai o que aprenderam nas palestras. No início, o uso da cadeirinha era só pela multa, mas hoje é diferente. Acredito que os pais tomaram consciência da importância deste equipamento para a segurança dos filhos – diz o diretor da Escola Pública, Délcio Dallagnolo.

Paulo Euclides Marques
Advogado Especialista em Trânsito, diretor do INPEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário